Atendimento terapêutico através da arte
Emoções
Sentimentos
Sensações
Traumas
Passado
Futuro
Esta é uma proposta de atendimento com ferramentas psicológicas que tem por intuito utilizar a arte como recurso, a fim de torna-la um facilitador de expressão dos sentimentos, pensamentos e emoções. A arte nos atendimentos psicológicos não visa o valor estético das produções, mas sim a possibilidade de expressão que essa abordagem acessa, o acesso a linguagem não-verbal que age como um facilitador do processo;
Como surgiu?
Como o próprio nome diz, a arteterapia surgiu da união das técnicas artísticas com a terapia. O conceito principal deriva de alguns estudos de Sigmund Freud, que argumentava que o nosso inconsciente se faz presente e se manifesta nas produções de arte.
Além disso, o estudioso Carl Gustav Jung também realizou pesquisas sobre o assunto e foi o primeiro a utilizar a expressão artística como auxílio terapêutico com seus pacientes.
No Brasil, dois grandes psicanalistas também foram muito importantes para a arteterapia. Osório César e Nise da Silveira pesquisaram e estudaram com base nos conceitos de Freud e Jung e, com isso, ajudaram a disseminar a prática no país.
Os benefícios
Como você sabe, a arteterapia é uma ótima prática para melhorar as habilidades de autoespressão e comunicação. Apesar disso, ela proporciona muitas outras vantagens para os praticantes, incluindo a melhoria na qualidade de vida. Conheça os principais benefícios dessa terapia integrativa:
– Autoconhecimento
Ao criar arte e refletir sobre suas criações, as pessoas podem obter uma maior compreensão de si, de seus pensamentos, desejos, medos e experiências passadas. Esse processo de autoexploração pode levar a uma maior clareza e amadurecimento pessoal.
– Redução da ansiedade e melhora na depressão
Essa é uma terapia que fornece uma saída criativa para o estresse e ajuda os pacientes a se conectarem com suas emoções de forma saudável. Lidar com os sentimentos difíceis faz com que os sintomas da ansiedade e da depressão melhorem muito, promovendo uma melhor qualidade de vida.
– Estímulo à criatividade
A arteterapia incentiva a expressão dos sentimentos, emoções, pensamentos e experiências de forma lúdica e prática. Com isso, os pacientes podem criar obras de arte de maneiras inovadoras, utilizando materiais diferentes ou criando coisas novas.
Estimular a criatividade faz com que os indivíduos estejam preparados para encontrar soluções criativas para os desafios do cotidiano.