Avaliação Psicológica

Saiba tudo sobre Avaliação dentro da Psicologia

Quando devo buscar por avaliação?

A avaliação pode ser realizada sempre que se observe prejuízos no comportamento que afetem o campo pessoal, emocional, social ou laboral. Assim como, quando se deseje obter respostas sobre o funcionamento intelectual, as características da personalidade, aptidão para desempenhar uma tarefa ou um conjunto de tarefas, dentre outras possibilidades. O intuito é de traçar um perfil psicológico e a partir dele indicar um tratamento ou uma direção a seguir.

brain, human, anatomy-150952.jpg

O que é a Avaliação Psicológica?

A Avaliação Psicológica pode ser realizada por profissional de Psicologia, que pode utilizar testes e escalas para avaliar o estado psicológico/emocional atual do paciente, aplicáveis ao estado de ânimo, de humor, a dinâmica do paciente e que também pode investigar aspectos de sua personalidade. A Avaliação Psicológica pode ser realizada por Psicólogo, já a Avaliação Neuropsicológica é realizada por um Neuropsicólogo, ou seja, por um profissional de Psicologia com especialização em Neuropsicologia. Enfim, a Avaliação Psicológica e Neuropsicológica se diferencia nos seus enfoques e objetivos. Enquanto a Avaliação Psicológica aborda o estado psicológico, emocional e a personalidade do indivíduo. Importa compreender que a avaliação psicológica é uma área complexa com aplicações em todas as áreas da psicologia. Seja qual for o domínio em que existe a intervenção de um psicólogo, esta nunca deve ser iniciada sem uma avaliação prévia. Sempre será necessário avaliar antes de intervir.

brain, human, anatomy-150952.jpg

O que é a avaliação Neuropsicológica?

A avaliação Neuropsicológica é uma investigação profunda das funções cognitivas. Avalia aspectos da atenção, memória, da concentração, da linguagem, das funções motoras, da inteligência, e outras. Busca encontrar um possível déficit cognitivo. Basicamente, é a análise de como o cérebro de uma pessoa funciona. Para as crianças, ela pode ser essencial no diagnóstico de transtornos diversos como o de Neurodesenvolvimento, Austismo, Transtornos de conduta e dificuldades de aprendizado, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Já para pessoas que passaram por acidentes, para adultos e para os idosos, a avaliação pode identificar áreas afetadas no cérebro, assim como traumas, ansiedade, depressão, TDAH, esquizofrenia, áreas afetadas após acidente vascular cerebral (AVC), entre outros. As mudanças comportamentais também são avaliadas.

200 (25)

Quando é necessária uma Avaliação Neuropsicológica?

A avaliação Neuropsicológica é indicada conforme a avaliação das queixas dos pacientes. O próprio paciente pode identificar se deseja realizar essa avaliação, ao perceber deficts em seu comportamento que tragam prejuízos em quaiquer áreas de sua vida pessoal, profissional ou social. Além da eficácia no diagnóstico, esse tipo de avaliação pode ajudar a definir o tratamento mais adequado para a condição identificada, é determinar se será necessário recorrer ao atendimento de outros profissionais de saúde ou não. O Neuropsicólogo identifica as habilidades e dificuldades cognitivas do paciente e elabora um relatório/laudo neuropsicológico do seu perfil. à identificação das forças e fraquezas cognitivas do paciente, a avaliação instrui os profissionais da área da saúde como elaborar o melhor plano de reabilitação para ele. Os profissionais obtêm um conhecimento mais assertivo sobre quais elementos devem ser trabalhados com maior urgência e quais podem ser tratados mais adiante.

Saiba quais são os tipos de avaliação e suporte  que cada área da Psicologia oferece:

 

A pergunta que mais ouço é: Todo psicólogo realiza avaliação?

A resposta é sim. Entretanto, para faze-lo é necessário que o profissional se capacite para atender a especialidade para a qual deseja clinicar. Por exemplo: para avaliar transtornos em crianças, o psicólogo precisa se capacitar para tal, assim como deverá se capacitar para avaliar pessoas que vão ser contratadas para trabalhar em uma empresa, ou para avaliar as funções cognitivas de um idoso, função essa que exigirá um outro tipo de capacitação, diferente das anteriores. A avaliação  psicológica de base faz parte da formação do Psicólogo. A partir dela é possível avaliar de forma breve todos os tipos de casos psicológicos e a partir dai encaminhar o paciente para um psicólogo de área diferente que atenda melhor aquele tipo de demanda específica. Dentro das especialidades temos: 

 

Psicólogo especialista em avaliação psicológica ( realiza avaliações diversas que visam elucidar questões sobre doenças mentais, emocionais e nas relações, bem como avaliações que englobam o comportamento, os traços e as inclinações de cada indivíduo. )

Neuropsicólogo ( estudam o cérebro e o comportamento, investigando como lesões, disfunções ou alterações cerebrais afetam as funções cognitivas, emocionais e comportamentais das pessoas. Essa área de estudo integra conhecimentos da Psicologia, Neurociência e Medicina para compreender e intervir em questões relacionadas ao funcionamento cerebral e seus efeitos sobre o comportamento.

-Psicólogo Social ( Realiza avaliações voltadas ao contexto de sociedade. Estuda como as pessoas pensam, sentem e se comportam em situações sociais e os fatores que influenciam tais processos)

– Psicólogo Hospitalar ( Realiza avaliações e  intervenção dos aspectos emocionais, sociais e psicológicos relacionados à saúde e à doença, atuando junto ao corpo hospitalar)

-Psicólogo Organizacional ( Realiza avaliação referente ao  comportamento humano no ambiente de trabalho e nas organizações. Também faz avaliações para contratações em empresas e trabalhos relacionados às equipe nas instituições)

-Psicólogo Educacional ( Realiza avaliação e intervenção nos processos de aprendizagem e desenvolvimento humano no contexto educacional) 

-Psicólogo Clínico ( Realiza atendimento e avaliações. É a área mais conhecida dentro da Psicologia, que se concentra no acompanhamento, diagnóstico e tratamento das questões emocionais, mentais e comportamentais dos indivíduos. Os psicólogos clínicos trabalham oferecendo suporte psicológico tanto para pessoas com problemas psicológicos, quanto para pessoas que precisem apenas de atendimentos para questões existenciais como a perda e o luto, ou ainda para questões pontuais como migração de carreira, separação e  gravidez por exemplo.

-Psicólogo do Transito ( Realiza avaliações que visam habilitar ou desabilitar pessoas a conduzir veículos diversos.)

-Psicólogo do Esporte ( Realiza avaliação de performance, desempenho ligados à ferramentas emocionais)

Rolar para cima