Assistência Técnica Psicológica
Qual é o serviço do Psicólogo Assistente Técnico?
O Psicólogo assistente técnico atua como auxiliar em processos judiciais, em situações que exijam conhecimento técnico e científico da área de Psicologia. Geralmente, o juízo responsável pelo processo nomeia um Perito Psicólogo para contribuir nas avaliações psicológicas. Mas se as partes necessitarem de avaliação particular ou ainda, de elaboração de quesitos que elucidem a avaliação da perícia indicada pelo juízo, elas podem contratar o serviço de um Psicólogo Assistente Técnico capacitado. Em resumo, o Psicólogo Assistente Técnico é contratado pelas partes para fornecer suporte técnico em processos judiciais, em casos nos quais questões psicológicas estão envolvidas.
O Psicólogo Assistente Técnico é um Psicólogo que atua segundo a Resolução 008/2010 do Conselho Federal de Psicologia, que considera: “que os assistentes técnicos são de confiança da parte para assessorá-la e garantir o direito ao contraditório, não sujeitos a impedimento ou suspeição legais”.
Quais são os benefícios que o advogado ou as famílias adquirem ao contratar um Psicólogo Assistente Técnico?
-Análise técnica do depoimento de crianças e adolescentes.
-Garantir a imparcialidade do perito na construção dos documentos.
-Avaliação da produção de documentos da área Psicológica.
-Composição de prova unilateral.
-Elaboração de quesitos estratégicos da área Psicológica.
-Garantir o direito da família à interdisciplinaridade no caso.
-Auxílio para compor petições com embasamento científico da ciência Psicológica.
-Criação de novas possibilidades de defesa para as partes.
O que faz um Psicólogo Assistente Técnico?
O Psicólogo Assistente Técnico é o profissional contratado por uma das partes envolvidas em um processo judicial, que tem a função de:
O Psicólogo Assistente Técnico é o profissional contratado por uma das partes em um processo que auxilia o cliente, ou o advogado segundo sua expertise.
Ele pode acompanhar todo o processo de perícia e garantir a imparcialidade do perito do juízo
Ele pode com base na sua expertise elaborar quesitos que esclareçam pontos em conflito da perícia
Ele pode redigir um Parecer Psicológico quando se fizer necessário
Pode acompanhar o depoimento especial em casos onde seja necessária a presença de um psicólogo durante a aplicação de testes específicos ou de entrevistas.
O Assistente técnico pode acompanhar o depoimento de crianças e adolescentes na sala de audiencia para assegurar que os procedimentos corretos estão sendo seguidos conforme o Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense com Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência e a Lei 13.431/2017. Nesse cenário, o psicólogo pode elaborar quesitos a serem respondidos no momento da oitiva.
O Assistente Técnico pode examinar documentos advindos da área de psicologia, quando o cliente tem dúvidas a respeito da veracidade ou conteúdo do mesmo.
O Psicólogo Assistente Técnico pode realizar Consultoria em casos onde haja suspeita de alienação parental, abusos ou em situações de guarda compartilhada que estejam gerando prejuizos psicológicos para a criança ou adolescente.
Quer saber mais como o assistente técnico pode ajudar em seu processo judiciall?
Fale comigo agora!
A presença do Assistente Técnico (AT) é imprescindível em casos nos processos em que o juiz solicita Avaliação Psicológica, pois vamos realizar o acompanhamento da perícia psicológica e garantir a imparcialidade do perito, elaborando quesitos específicos a serem respondidos no processo.
Clique Aqui